Menu

Sistema de Ensino

Sistema de Ensino

 

logo-Header-07_b

 

A filosofia do Universitário Sistema Educacional, baseada nas relações aluno x professor x família, acredita que, para que o objetivo final seja alcançado, a proposta deve considerar as especificidades de cada educando, respeitando a singularidade didático-pedagógica.

O Universitário Sistema Educacional exerce sua vocação, auxiliando na formação integral e significativa de estudantes de todos os segmentos, da Educação Básica ao Pré-Vestibular.

E ASSIM, SEU COMPROMISSO COM O FUTURO PERMANECE EM MOVIMENTO!

MISSÃO

Contribuir para a evolução e aperfeiçoamento contínuo dos processos pedagógicos e de gestão, ampliando horizontes. O propósito do Universitário Sistema Educacional é servir com excelência, por meio da Educação, formando cidadãos éticos, solidários e competentes, fazendo a diferença sempre.

VALORES

O Universitário Sistema Educacional é uma empresa com responsabilidade social pautada em valores irrenunciáveis, na busca de uma atuação ética e transparente. A empresa tem um compromisso com um desenvolvimento sustentável com o objetivo de preservar os recursos humanos, naturais, culturais e ambientais, ampliando as possibilidades do aprendizado e saberes das gerações futuras, pautada no respeito à diversidade, à pluralidade cultural e na redução das desigualdades sociais.

VISÃO

Ser referência na área editorial, oferecendo produtos educacionais em diferentes mídias, atuando no mercado nacional e internacional.

Ser reconhecido como um Sistema de Ensino plural e dinâmico, em permanente construção e atualização, contribuinte da gestão escolar e da sala de aula.

CONTEÚDO DIDÁTICO

O Universitário Sistema Educacional dispõe de livros didáticos para os ciclos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Pré-Vestibulinho e Pré-Vestibular, que contribuem para o trabalho pedagógico eficiente das escolas parceiras.

Um grupo de professores e autores eméritos é responsável pelo conteúdo de nosso material.

Os materiais didáticos, materiais suplementares e serviços oferecidos pelo Universitário Sistema Educacional vão ao encontro da proposta pedagógica de cada instituição, respeitando sua identidade, especificidade e filosofia inerentes.

Nossas coleções didáticas direcionam e subsidiam a instituição e seus docentes fomentando a pesquisa, os projetos, de forma dinâmica e atual, proporcionando ferramentas, para que, por meio de liberdade e autonomia, atendam de forma única cada instituição.

A Coleção Vila da Criança apresenta uma coletânea de materias didático-pedagógicos, destinada a todos os níveis da Educação Infantil.

A coleção atende aos alunos da Educação Infantil, oferecendo atividades didáticas desenvolvidas de acordo com cada nível, e aos professores orientando-os para que possam promover o desenvolvimento e a aprendizagem mediante práticas educativas adequadas às necessidades motoras e cognitivas de cada faixa etária.

Os materiais didático-pedagógicos foram concebidos com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, nas contribuições da psicologia do desenvolvimento, numa perspectiva sociointeracionista; em programas curriculares contemporâneos adotados em alguns países da Europa e nas propostas educativas que se organizam em torno de projetos educacionais.

A concepção e a organização curricular dos Livros do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano, fundamentam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, numa perspectiva sociointeracionista, na construção do conhecimento e na Pedagogia Progressista, de maneira que os conteúdos sejam desenvolvidos por meio de atividades contextualizadas, com temas que instigam o interesse dos alunos e com o desenvolvimento de projetos educativos, interdisciplinares, que integram as áreas dando significado ao aprendizado, evitando a fragmentação do saber.

O movimento operatório (sondagem, problematização, sistematização e generalização), o estabelecimento de relações, o respeito aos 4 Pilares da Educação (Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser) ditados pela Unesco, o desenvolvimento das habilidades operatórias do pensamento e a formação de competências são princípios que permeiam toda a coleção.

A Coleção do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano privilegia a construção do conhecimento, visando o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno.

Nesta etapa da Educação Básica, o aluno é conduzido à construção de conceitos com ênfase no pensar, questionar, discutir, argumentar e intervir em realidades do seu dia a dia, buscando soluções e agindo com senso crítico e reflexivo.

A concepção dos livros didáticos do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano, considera os seguintes pressupostos:

Considerar o aluno como um ser que constrói sua própria história;

Instigar uma busca por uma visão do todo, superando a fragmentação do ensino e a simples reprodução do conhecimento;

Propor atividades nas quais o centro de processo é o aluno, que se torna sujeito de seu aprendizado e considera o professor um mediador do processo ensino-aprendizagem;

Estimular a produção do conhecimento, buscando a formação de sujeitos críticos e criativos, preparados para a vida atual, e o desenvolvimento de todas as suas potencialidades.

Tais pressupostos propiciam que o aluno construa conceitos, problematizando e discutindo os conteúdos para desenvolver uma consciência crítica, tornando-se atuante e consciente do seu tempo e do seu espaço.

As propostas para um programa no Ensino Médio visam pesquisa, seleção de informações, análise, síntese, argumentação, cooperação e participação do aluno no mundo social, o que inclui a cidadania, o mercado de trabalho e a continuidade dos estudos.

Os conceitos abordados em cada área do conhecimento devem ter foco no desenvolvimento de competências que estimulem a contextualização e a aplicabilidade desses conhecimentos no cotidiano.

O material do Ensino Médio propõe desafios, atividades reflexivas e conexões com o saber, mantendo o foco nas propostas dos processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior.

Conheça mais sobre nossa história